Meu querido você não veio aqui por acidente, você pode até achar que chegou neste blog por acaso, mas isso não é verdade... Deus tem uma palavra pra você... seja ministrado pelo Espírito de Cristo.
Comecei a chorar muito ao refletir sobre as atitudes do Pai, que ao ler e entender o significado de cada gesto do nosso papai você seja igualmente ministrado por Deus.
Geralmente nos deparamos com a parábola do filho pródigo e focamos apenas em um aspecto: o das atitudes erradas do filho. Dificilmente observamos as atitudes do pai em relação ao filho. Sabe em meio à oração, Deus começou a ministrar ao meu coração por meio dessa música: Filho Pródigo.
Eu profetizo sobre a sua vida uma unção de refrigério...
Lembre - se o pai esta te esperando...
***
AS ATITUDES DO PAI RETRATAM AS ATITUDES DE DEUS
1. Viu seu filho de longe · Mesmo quando parece que Deus está tão distante, Ele te vê · Deus está sempre esperando com amor sua atitude 2. Teve Íntima Compaixão · Deus é sensível, se compadece da sua condição 3. Correu, Abraçou e o Beijou · Era indigno um homem levantar suas vestes e correr · O Pai é capaz de fazer muita coisa para se reconciliar com o filho · Deus quer intimidade, não precisa nem de palavras 4. Vou mudar sua roupa · Melhor Roupa · A roupa Identifica a Pessoa, por exemplo, se conhece um Policial, Médico, Prostituta... pela roupa, Deus diz a você: vou mudar sua roupa = “Vou mudar sua Identidade”, não importa como você está, Ele é quem vai te dar novas vestes. 5. Vou colocar um anel em sua mão · Autoridade (José) · Lugar de Honra · Todos verão sua posição Restaurada – Nenhuma Condenação 6. Vou calçar sandálias nos seus pés · Símbolo de liberdade (O escravo era conhecido por andar descalço) · A condição do Filho Pródigo era muito mais séria que uma simples fome 7. Vou preparar um banquete · Alegria · Comunhão · Restituição Plena
Geralmente as pessoas me procuram pedindo que eu indique o nome de bons livros. Sabe, aquele livro que vale a pena ler. Pois é, vou começar a listar em alguns posts o nome, o autor, a editora de algumas boas leituras, livros que me ajudaram (e ainda me ajudam é claro) muito. Como já havia prometido ai vai a nossa primeira dica de Livro!
Titulo do Livro:Dias Melhores Virão. Como curar a dor e reconquistar a esperança quando nada parece dar certo.
Autor: Max Lucado
Max é um escritor e pastor evangélico norte-americano que já publicou mais de setenta livros. Ele já atingiu milhoes de pessoas com o seu estilo de escrever e contar historias. Considerado campeão de vendas nos EUA e no mundo, Lucado já vendeu mais de 70 milhões de exemplares em diversos idiomas.
Sinopse:
Neste livro estão as respostas para as angústias que temos quando nada parece dar certo. Quando perdemos o emprego, ou perdemos amigos e entes queridos. O autor mostra que mesmo quando estamos feridos, Deus se faz presente. Ele sempre está no controle da situação, nos acompanhando até a chegada de dias melhores.
No entanto, quando tragédias graves e perdas incompreensíveis ocorrem, tendemos a ficar tristes, irados, e a desejar vingança. É comum, nesses momentos, surgirem perguntas como: Por que Deus permitiu esta atrocidade? Como Deus pode fazer surgir algo bom desta tristeza? Como acreditar em Deus em meio a tanto sofrimento?
***
Só para você poder perceber melhor o nivel do Livro colocarei aqui o Titulo de alguns capitulos: Onde Está Deus?; O Grande Amor de Deus; No Silencio Deus Fala; Pela Perspectiva De Deus.
Se voce esta passando por algum sofrimento, esta se sentindo cançado, desanimado, Deus pode te dar as respostas, e mudar esta cituação. Leia este livro, eu tenho certeza que Deus vai falar ao seu coração.
Escrever é interessante, embora reconheça que escrever não é uma tarefa fácil, pois requer um habito de leitura, ter boas idéias e etc e tal... Até ai tudo bem, já escrevia há algum tempo, já que gosto de crônicas (gênero textual que utilizei para esboçar as minhas primeiras linhas), só que publicar alguma coisa para todos lerem não estava nos planos, até conhecer os blogs...
Bom, ainda não publiquei aqui nenhuma crônica minha, por achar que é uma coisa pessoal e talvez não muito interessante, já que são historias que não fazem sentido para a maioria das pessoas que estão lendo, mas em compensação, estou arriscado algumas linhas em outras áreas.
Tudo começou com o Blog da Rug, sempre achei interessante a interatividade que o blog proporcionava, daí comecei com um blog que não deu certo, nasceu em um dia e morreu quase que no mesmo dia, tudo muito rápido! Em seguida, o blog da Rede Santidade. Bom, a essa altura eu tive a oportunidade de saber mais sobre esta nova mídia com a minha professora de Tecnologia Educacional, foram aulas inspiradoras, já que ela é muito excelente. Observei muitos trabalhos sobre Blogs educacionais...
Do mesmo modo, outra coisa que ajudou muito, além das dicas aprendidas em sala de aula, foi o tempo livre que tive em Julho (por conta das férias escolares), deu pra pesquisar algumas coisas sobre o funcionamento dos blogs (HTML, Gfis animados...), já que ganhei um tempo extra...
Há quem ache isso uma perda de tempo, eu não acho! Pois, trata-se de uma nova mídia que pode ser utilizada para diversos fins, descobri que existe varias maneiras dos professores trabalharem com blogs dentro da educação. Ou seja faz parte da minha formação. Além disso, é um momento em que converso comigo mesmo. Nestes poucos dias de blogueiro tenho compartilhado do que gosto, tudo com uma visão cristã. E tenho certeza que isso pode ajudar a outros de alguma forma (na edificação, no evangelismo etc e tal). O difícil é em meio a tantas prioridades, achar tempo pra escrever. Além disso, infelizmente não tenho muito tempo para poder postar os conteúdos que já estão escritos.
Por isso, ainda tem muita coisa sobre o qual gostaria de escrever (ou de postar nos casos em que já escrevi), desde o mais importante ao mais banal. Por exemplo, eu preparei uma entrevista (algumas perguntinhas básicas para o Pr. Valter responder), só que ainda não deu tempo de aplicá-las, de modo semelhante, tenho vontade de escrever sobre o açaí do Jorge (simplesmente o melhor açaí de Belém), e de como ele ajudou agente na Noite Paraense (um evento da Rede Santidade) e aproveitar o gancho e relembrar como foi essa Noite diferente da Rede Santidade.
Há! Uma coisa interessante que tem acontecido nestes dias é que, todas as idéias eu anoto, ou então, começo a escrever imediatamente o que vem em minha mente para não esquecer. Por exemplo, estou escrevendo sobre música (dando uma de analista de CD pode?), ainda tem as dicas de Livro, como estou lendo mais de um, fico anotando o que encontro de interessante em minhas leituras, para poder compartilhar em um futuro próximo. Isso sem falar, na vontade que tenho de escrever sobre os meus grandes discípulos, os quais Deus colocou em minha vida.
Em fim, acho que com um pouquinho de paciência, vai dar para postar muita coisa legal aqui. Só lembrando que: isso é um Blog de Palavras e noticias cristãs. Enormes. Cheias de versículos bíblicos. Caso você procure leitura fast food, dirija-se à próxima cabine, por favor.
É só ligar a televisão e ver um ataque atrás do outro, noticias exageradas sobre a IURD, ou então virar para Record e assistir acusações a cerca das manipulações da REDE GLOBO, ô coisa chata! Por isso, é que não tenho vontade de assistir TV, prefiro a internet. O pior é que geralmente sobra para nós evangélicos, pois quem assiste generaliza, achando que todas as igrejas evangélicas são mercenárias, existindo apenas para ganhar dinheiro.
Em meio a tantas disputas entre a Rede Globo e a Rede Record, fica até difícil acreditar em um canal de televisão que não seja partidário. Por isso, quando fazem uma entrevista sobre os evangélicos agente fica até meio receoso, pois a Rede Globo costuma em suas novelas transformar a figura do crente em uma sátira (a sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza determinados indivíduos, organizações...), evidenciando apenas o lado negativo dos evangélicos.
Quando não, fazem uma caricatura patética do povo evangélico, enfatizando e exagerando em alguns aspectos típicos de nossa cultura. Isso sem falar em manipulação, mas isso já é outra historia.
Apesar disso, em meio a tantos absurdos dos canais de Tv, ainda podemos encontrar uma surpresa positiva! Bom, o programa que foi ao ar no jornal nacional falando sobre as obras sócias dos evangélicos é uma dessas boas surpresas.
Confira a primeira parte da Matéria:
Em fim, cuidado com o que você assiste na telinha, tudo que você assiste precisa passar por uma analise crítica, para que você não seja facilmente enganado.
Parabéns a todos os alunos que se formaram na Escola de Treinamento dos Radicais da Última Geração. A formatura foi uma noite incrível! Quero parabenizar em especial os meus alunos da Turma VD4: Cristina, Tamires, Valeria, Clodoaldo, Fábio, Silvia, , Vanessa. Em fim, a todos os alunos da VD4 que foram aprovados. Também, os meus parabéns aos discípulos da Rede Santidade, não vou citar nome para não ser injusto com ninguém, já que tivemos tantos aprovados. Continuem crescendo, tendo este coração aberto para aprender. Valeu!
O discípulo: Esse espaço é para escrever sobre os grandes Discípulos que Deus colocou na minha vida, você vai saber por exemplo, como os conheci, como chegaram na célula e, além disso, você que não sabe quem são, vai poder conhecer um pouco mais sobre eles e o quão especial eles são.
.
E para inaugurar esta sessão, nada melhor do que falar do meu primeiro discípulo. Bom o texto que vou usar foi escrito durante a semana em que a minha primeira líder de célula de jovens esteve aqui em Belém... É claro que o texto não esta na integra, esta apenas a parte em que falo sobre o Bruno. Há! Não posso esquecer de dizer que, este texto é fruto da leitura de outros autores, se você encontrar alguma semelhança não é coincidência, faz sentido já que estava lendo outros autores interessantes.
.
Esta semana, uma visita de uma amiga muito especial despertou em mim uma sensação estranha, mais não no sentido negativo (descobrir que o que estava sentido era nostalgia. Existem vários conceitos sobre o que é nostalgia, mais vou transcrever o conceito da enciclopédia livre mais famosa do mundo Wikipédia, vale a pena transcrever pois ela descreve com uma exatidão assustadora o que estava sentindo: Nostalgia - descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido (...). Nostalgia é um sentimento que surge a partir da sensação de não poder mais reviver certos momentos da vida. O interessante sobre a nostalgia é que ela aumenta ao entrar em contato com sua causa e não diminui como o sentimento da saudade. Exemplo: se alguém sente saudades ou falta de um conhecido, este sentimento cessa ao se reencontrar a pessoa, com a nostalgia é exatamente o oposto, ao reencontrar um amigo que gostava de brincar, este sentimento nostálgico irá se alimentar e não diminuir como a saudade). Estar junto desta pessoa, me fez refletir e lembrar de varias coisas...
Lembrei de quando Deus estava revelando coisas ao meu coração, Deus começou a me apresentar o ministério de células com ênfase no discipulado, aquela visão me fascinou! De repente uma paixão começou a brotar dentro do meu interior, e a vida começou a ganhar um novo sentido. O desejo de causar um impacto para eternidade começou a brotar em meu interior. Frutos eternos! Era só o que eu queria, tornou-se a minha paixão (...)
.
Agora sim, estando no centro da vontade de Deus em termos ministeriais, nada poderia servir como barreira para eu ser abençoado em minha vida sentimental. Ledo engano, as coisas não saíram como esperado, em minhas orações pedia que o Senhor fizesse a sua vontade não a minha (mas no fundo no fundo, eu queria que a vontade dEle fosse a minha)... Bom, por conta disso, final da historia: frustração. Ops! Mas não completa frustração: Ganhei um filho extraordinário.
Sabe me sinto ainda como Abraão ao ter recebido de Deus a Isaque. Apesar de aquele ter muitos filhos, Isaque era o preferido, pois este era o filho da promessa. Sinto-me como Israel (Jacó) pois este “amava mais a José do que a todos os seus filhos” (Gn 37: 3-5). Quero que saiba caro leitor, que se algum dia, ele estiver no altar pregando o evangelho, eu assumo a responsabilidade. Mas, se ele cair em pecado, eu assumo também a responsabilidade pelo ato. Jamais deixarei de defendê-lo.
Sempre soube que um dia este discípulo seria um líder melhor do que eu. Alguém cujo coração é incomparável. Sabe, uma ciosa que preso, é a aliança que tenho com ele, e mesmo sem saber ele tem me ensinado muitas coisas ao longo desta caminhada. Uma delas é que em se tratando de alianças, temos a tendência de ficarmos sérios e pensativos por causa da necessidade de sermos comprometidos com alguém, com integridade e veracidade. Tudo isto é bom e importante. Mas se tivermos só este lado, ficaremos desequilibrados. Há uma outra parte da nossa natureza, que deseja rir, bater palmas, brincar e se deleitar nas coisas boas da vida. Isto também é válido. Tenho descoberto que a prática dos meus relacionamentos de aliança com outros irmãos tem me levado a andar com eles por lugares bem tenebrosos. Mas ao mesmo tempo temos nos divertido bastante!
Desta forma, vejo em I Samuel 19:1 o seguinte: “E falou Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos para que matasse a Davi. Porém Jônatas, filhos de Saul, estava mui afeiçoado a Davi.” Outra tradução em inglês diz: “Jônatas se deleitava grandemente em Davi”. O relacionamento deles era gostoso! Eles tinham prazer em estar juntos. A finalidade de uma aliança que liga duas ou mais pessoas diante de Deus não é apenas produzir lealdade, integridade, veracidade e a capacidade de enfrentar juntos os períodos de provação e perseguição – mas é também para trazer a realização completa de cada vida, de forma que tenhamos prazer e alegria uns nos outros!
.
Confira algumas momentos dessa historia:
Ele esteve presente nos momentos mais importantes da minha vida, comemorando as minhas vitórias como se fossem as deles, orando por mim, me apoiando me encorajando, como por exemplo, a minha primeira multiplicação de célula, as minhas aprovações nos vestibulares (primeiro na UEPA e em seguida na UFPA, confira nas fotos) e tantos outros momentos importantes.
Valeu filho!
.
Final de semana de Férias em Mosqueiro.
Praia do bispo na Ilha do Mosqueiro (repare no lugar como diria o meu discípulo cleb: paradisíaco), você percebe assistindo o vídeo que estávamos em um local que só é freqüentando pela elite, além disso, você pode notar revendo o vídeo com um pouco mais de cuidado a presença de uma gazela correndo pela praia, realmente um local lindo(rsrs)! Em fim, foi um programão(kkk)! Nesse dia, tão especial e interessante o jeito foi levar o abacaxi pra casa!
***
Um domingo muito especial! Geralmente o Bruno esta de carro (isso de uns tempos pra cá, porque quando conheci o Lago andávamos a pé) e vamos para algum lugar legal, tipo: “Bombom de Alho” (uma lanchonete bem legal com destaque para a batatinha frita), ou então vamos para o “Batistão” (um local super conhecido pelos radicais, com destaque para o suco, principalmente o de Bacuri com leite, o meu preferido). Só que desta vez ele não estava de carro, mas mesmo assim fomos para um lugar legal, apanhamos uma “moto táxi” e problema resolvido!
Neste dia o local escolhido foi o Ver-o-Rio, um lugar muito bonito de Belém (quase ninguém conhece o Ver-o-Rio rsrs), o grande barato do local são as tapioquinhas com diversos sabores, tem de camarão com catupiri, jambú, pizza, carne seca e sabor marajoara, com pirarucu, muçarela de búfala e castanha-do-pará (cara são mais de 90 sabores diferentes). O local oferece várias opções aos visitantes, quando você for lá não esqueça de passar pelo “laguinho” (kkk laguinho lembra Bruno Lago) que funciona como local de corrida para miniaturas de barcos e lanchas.
***
Mais de cinco anos de caminhada filho, posso dizer que somos amigos de tempos pretéritos! (rsrs). Para quem não sabe, hoje somos uma Rede com 13 Célula de Jovens dais quais 8 estão debaixo da cobertura do Bruno e 5 sobre a minha.
.
Cada dia que passa sou grato a Deus pela sua vida, tenho certeza que ainda vamos comemorar muitas vitorias juntos! Meus filhos e netos ainda vão ouvir muitas historias de tudo aquilo que faremos juntos!
O TEMPO PODE ATÉ PASSAR, MAIS ALIANÇAS NÃO QUEBRAM COM O TEMPO.
Para encerrar queria repetir um depoimento que escrevi paro o Orkut do Bruno no dia 22 de Agosto de 2006. O interessante que ele ainda continua atual. “Poxa vida... fui para a célula fruto sagrado a quase dois anos atrás e acabei encontrando um grande amigo... O Bruno é uma pessoa para os outros, sempre preocupado com quem está mal ou com quem não está tão bem, ele sofre o sofrimento dos outros, demonstrando assim a nobreza de seu caráter. Agradeço a Deus por ter colocado este cara na minha vida... Valeu amigão!!!”
Na verdade mais do que um amigo: um discípulo, um filho, um irmão.
VOCÊ SABIA que algumas pessoas, receberam vitórias através de janelas?
Por exemplo, foi na janela da arca, após o dilúvio, que Noé, teve a felicidade, de contemplar no bico de uma pomba, um pequeno raminho de oliveira, trazendo esperança de vida, esperança de um novo amanhecer.
Além disso, quando o povo hebreu entrou na cidade de Jericó para destruí-la, somente a vida da prostituta Raabe e de seus familiares foram poupadas, porque aquela mulher por obediência, colocou na janela de sua casa, um fio de escarlate (que representa o sangue de Cristo)...
.
Já deu para perceber o quanto as janelas podem ter uma ligação com você?
Algumas pessoas têm chorado bastante sobre a sua terra seca, mas acreditam não surtir resultado algum, entretanto, na realidade não está tudo do mesmo jeito, a mudança já ocorreu. Lá em baixo, dentro da terra, longe do seu alcance visual, a semente está brotando, criando raízes...
Logo na entrada você consegue visualizar a beleza do local, alguém comentou que parecia que estávamos no Big Brother! O que saltava aos olhos na chegada era a piscina, que não era nem grande nem pequena, média. Vale lembrar que muitos foram jogados lá (rsrs), só que ser jogado na piscina em dia de calor era quase um premio. Já não tinha o mesmo sentimento aqueles que foram jogados a noite. Ficar molhado logo de cara não estava nos planos de muitos (a Lorena que o diga), apesar disso, o clima de festa e descontração permitiu a façanha.
A direita dapiscina tinha um local onde ficavam os quartos, tudo muito bonito pintado com cores personalizadas (amarelo), flores em volta dos quartos que alegravam o ambiente, alguns brinquedos para crianças... A única coisa que não combinava eram as mochilas dos rapazes que ficaram jogadas em frente aos quartos.
A esquerda dos quartos ficava uma sala aberta, enorme, muito bonita, com uma mesa de ping pong, um bilhar, totó e uma mesa para jogar xadrez. Seguindo em frente, você encontrava uma estante com som e uma televisão. Em frete a televisão um sofá bem legal, em cima de um tapete (imagino que aconchegante, já que o Maranhão dormiu nele), e algumas cadeiras. Apesar desta sala (que eu batizei carinhosamente de sala de jogos) ser aberta e muito ventilada a noite, tinha aproximadamente um ventilador a cada três metros, ou seja muitos ventiladores para garantir o conforto de quem estava na sala jogando ou simplesmente assistindo Tv.
Um pouco a direita da televisão ficava a mesa de jantar e em seguida a cozinha, tudo realmente muito bonito. Há, ainda tinha um campo de futebol, não poderia me esquecer já que ganhamos quase todas as partidas. Em fim, como diz o meu pastor, um espetáculo de local!
Apesar de ser um local bem legal, o melhor de tudo, foi a comunhão entre os discipuladores; pessoas diferentes que pela correria do nosso dia a dia, e ritmo muito acelerado de crescimento da RUG não tenho a oportunidade de passar um tempo junto. Foi muito legal jogar totó, perdemos (Diego e eu) de pelo menos 10 a zero para a Lorena e a Dani, que são muito féras no totó. Joguei xadrez com Edi (valeu a partida, quero revanche rsrs). Além disso, joguei bilhar junto com a Drica, João e a Mytia, foi muito divertido, dessa vez ganhamos. Toquei violão com a Vânia Granjeiro (muito bom, essa garota vai longe). Em fim, estar com os pastores de área, e todos os discipuladores realmente foi muito bom.
Há uma pequena diferença entre alvo e meta, para você entender melhor, comparemos os dois com uma escada, o alvo é como se fosse o ultimo degrau da escada, e as metas como se fossem cada degrau da mesma. O ultimo degrau continua sendo a escada, mas naturalmente falando, é impossível chegar até o final sem antes passar pelos primeiro degraus.
Devo visualizar aonde quero chegar mais também estabelecer pequenos “alvos” (metas) a alcançar até chegar no topo da escada (alvo).
Coloque um cartaz em sua célula com os alvos de batismo, de pessoas para o encontro com Deus, e principalmente com a data de multiplicação.
Falando nisso, eu quero dar parabéns a célula Santidade 7, as meninas tem um cartaz com os alvos mensais show de bola, o cartaz é fixo com o espaço (semelhante a um bolso transparente) para trocar apenas os números.
Como Estabelecer Metas de Forma Saudável?
Busque de Deus uma resposta, geralmente os alvos dEle são maiores que os nossos.
Dois dos erros mais comuns que cometemos ao fixar metas são o de determinar metas muito baixas ou o de ter expectativas pouco realistas quanto ao cumprimento dessas metas. Ou nos satisfazemos de modo demasiadamente fácil com resultados medíocres, ou queremos obter tudo na hora.
A maioria de nós fixa metas muito baixas e busca atingi-las com muita rapidez. Deus nos pede para sonhar grande e ir devagar.
Fixar um Data Limite.
Agora, a pergunta é esta: quanto tempo vai ser necessário? Sem uma data limite, uma meta não é meta, e só um desejo. O estabelecimento de data limite é a parte fundamental de qualquer planejamento. Você sabe o que quer fazer, e sabe quando quer que esteja pronto.